Top 10 de Perfumes

O universo dos perfumes é de longe um dos mais fascinantes. Isso porque são elementos mágicos, encantadores, e que comunicam sutilezas e sensibilidades profundas.

Um perfume pode ter o poder de promover um verdadeiro arrebatamento mnemônico. Quer dizer, instantaneamente, ao sentir um aroma qualquer, nos transportamos nas asas das lembranças para as cenas, situações, momentos que vivenciamos, sejam eles agradáveis ou menos agradáveis, nos trazendo aquelas memórias e seus impactos.

É um recurso avassalador. Nos jogos de sedução, sempre estiveram no topo dos fetiches.

Mas seu uso não pode ser limitado a isso. Integra-se aos cuidados com a higiene pessoal, saneamentos de espaços físicos e até na purificação astral de ambientes. Os sacerdotes católicos espargem a fumaça aromática dos incensos para “limpar” o altar para a celebração, enquanto os umbandistas cantam com fé “Vamos defumar a casa do senhor”, preparando seus terreiros para darem início aos seus trabalhos. Outras religiões também recorrem à fumaça aromática para suas celebrações e rituais, inclusive fúnebres.  Como podemos concluir, o uso do perfume está presente na cultura humana, nas diversas situações.

Mas, voltemos ao nosso foco, os perfumes do corpo. Como nos propomos no título, vamos fazer um top 10, listando os dez melhores. Essa é uma tarefa, digamos, muito pessoal, e que tem tudo para não agradar a todos, porque, afinal, falamos de preferências e subjetividades. E ainda bem que temos nossas idiossincrasias.

Minha lista seria bem mais que 10, talvez, 50… nunca parei para contar. Como me interesso pelo assunto, estou sempre antenada com os lançamentos e procurando, na medida do possível, adquiri-los. Mas não abro mão dos clássicos. Aqui vão os meus 10 eleitos.

1º – Chanel nº 5, Eau de Parfum (Chanel)

Pra mim, o top dos tops. Ressalvo que isso não conta todo o glamour que se criou e se perpetua em torno desse fantástico perfume, mas porque, de fato, o considero a excelência dos perfumes que já conheci: clássico, chic, sensual…,  em uma palavra, atemporal.

2º – Shalimar, Eau de Parfum (Guerlain)

É uma raridade no mercado dos perfumes. Foi lançado em 1925 e seu nome significa em sânscrito “Templo do Amor”. Inspirado na história dos jardins de Shalimar, na Índia, o perfume é uma mistura de notas sutis de flores e madeiras ambaradas. Esse aroma se tornou eterno como uma essência de amor e feminilidade. Eu o uso somente em ocasiões especiais, por se tratar de um perfume fino e intimista.

3º – Allure, Eau de Parfum (Chanel)

Parafraseando a própria Chanel, “difícil de definir, impossível de resistir”. Esse é um perfume chiquérrimo, floral, quente e sexy. Pode ser usado em diversas situações pois se enquadra em cada uma delas como uma jóia clássica.

4º – Angel, Eau de Parfum (Thierry Mugler)

É um dos mais especiais, afinal, é o perfume mais “copiado” no mercado dos contratipos, sem sucesso. Aroma abaunilhado, quente, gourmand e doce na medida certa, resultando em um perfume único. Pode ser usado desde situações formais até uma saída casual. O diferencial está na dosagem. Bastam poucas borrifadas para que o aroma incrível se fixe por muitas horas. Uso também o perfume para cabelos da mesma marca, que complementa a fixação sem danificar os cabelos, por não conter álcool em sua fórmula.

5º – Van Cleef, Eau de Toillet (Van Cleef and Arples)

Outra raridade. É um classico criado em 1993 com notas de jasmim, framboesa, rosas, flor de laranjeira, baunilha e cedro. É um perfume doce e marcante, porém muito agradável, que chama atenção por onde passo. Uso-o também em ocasiões mais refinadas, afinal, é uma jóia Van Cleef and Arples acondicionada em frasco.

6º – Dolce&Gabbana Pour Femme Intense, Eau de Parfum (Dolce&Gabbana)

Esse é o meu mais novo queridinho. Versão mais moderna do clássico de Dolce&Gabbana, possui notas de neróli e tangerina verde, com um fundo de madeira de sândalo. Perfeito tanto para o dia quanto para a noite. Este marca presença e é indicado para personalidades fortes. Não é perfume de “menininhas”, mas de “mulheres de atitude”.

7º – Infusion d’Iris, Eau de Parfum (Prada)

Perfume floral fresco que remete a uma infusão de flores de Íris. O diferencial deste perfume é que ele se adapta ao seu cheiro pessoal, tornado-se único e muito agradável, permanecendo por mais de 12 horas. É, sem dúvida, o meu perfume de dias quentes de verão. Mais um na lista dos clássicos. Costumo levar na bolsa a versão em rollerball para retoques durante o dia.

8º – Cinéma, Eau de Parfum (Yves Saint Laurent)

Esse é um dos meus antigos preferidos. Um floral oriental com notas sensuais de mandarina, flor de amendoeira, jasmim e outras flores, fechando com um fundo amadeirado fantástico. Um cheiro único, para mulheres chiques e mais maduras.

9º – Miss Dior Originale, Eau de Toillet (Dior)

Esse é um dos meus mais antigos queridinhos. Uso-o há muitos anos e nunca canso. Foi o primeiro perfume criado por Christian Dior, em 1947, e é um floral Chipré com notas de gardênia, sálvia, rosas, néroli, jasmim e musgo de carvalho. Atemporal. Não deve faltar na lista de toda mulher que deseja marcar presença por onde circula.

10ª – Hot Couture, Eau de Parfum (Givenchy)

Para fechar a lista o não menos importante Hot, que faz jus ao nome que leva. Quente, apimentado e ao mesmo tempo, doce na medida certa, este vai bem de um passeio informal durante o dia a um programa mais intimista à noite. Recomendo!

Esta lista não necessariamente segue uma linha de ordem de importância, pois todos os listados são igualmente preferidos. Para cada momento, o perfume certo. Eis o segredo.

Um beijo e um cheiro,

Dôra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s