Parabéns a nós!

Parabéns para todas nós MULHERES com letras maiúsculas pela passagem do nosso Dia Internacional, comemorado neste domingo (8) com muito charme, beleza, afeto, e, claro, empoderamento. Poder não para dominar,  trocar papéis, se masculinizar. Mas para garantir com dignidade e altivez o espaço que é nosso por direito e merecimento, enquanto mulher, mãe, trabalhadora competente…  num mundo ainda permeado da cultura machista, em que a mulher sofre todo tipo de violência.

Mas, o cenário da Mulher no mundo está mudando para melhor. Não vamos muito longe. Embora a desigualdade de gêneros ainda seja acentuada no nosso país, até porque a natureza humana não dá saltos, é preciso enxergar que estamos avançando nesse sentido.   “O Brasil não tem ainda a igualdade e tem desafios importantes em termos de salário, de acesso ao trabalho e na parte cultural, mas tem sido um dos países com muitas coisas para demonstrar em termos de políticas públicas, o que é muito importante reconhecer”, disse a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman.

Segundo documento elaborado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) sobre o Pequim+20 – como foi chamado esse período de avaliação –,  entre 1995 (ano em  que aconteceu a IV Conferência Mundial sobre a Mulher)  e 2013,  foram aprovadas 132 leis com objetivo de assegurar ou ampliar direitos das mulheres. Entre elas, está a Lei Maria da Penha, que trata da violência.

Na área institucional, a representante da ONU Mulheres destaca a criação da SPM e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), além de programas de combate à pobreza, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. “Todos esses programas de enfrentamento à pobreza têm tido um efeito muito importante na vida das mulheres”.  Para Nadine, reduzir a pobreza torna as mulheres menos vulneráveis à violência e à exploração, por exemplo.

 Deixemos um pouco de lado esses assuntos mais sérios, e brindemos então. Afinal, somos mulheres, temos o nosso espaço no mundo, espaço que cabem a poesia, a moda, a arte, a beleza, a sensibilidade, a maternidade e… os Homens, nossos grandes companheiros de jornada.

Um beijo,

Dôra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s